Diretoria do Sindserv participa de seminário

sobre precarização do trabalho e trabalho escravo contemporâneo em Varginha
Pedro Magalhães - 30/01/2024

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv) participou nesta segunda-feira (29) de um seminário organizado pela Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE/MG) em parceria com a Central Única dos Trabalhadores – Regional Sul de Minas (CUT SUL MG) e o Centro de Referência em Direitos Humanos – CRHD – Território Sul, na cidade de Varginha.


O Seminário teve como objetivo fazer uma análise conjunta, debater e buscar soluções para a precarização do trabalho em todo país e no Sul de Minas Gerais, com ênfase no trabalho escravo contemporâneo, visto principalmente nas colheitas de café da região.


O evento contou com a participação de representantes de 18 organizações de 13 cidades do Sul de Minas e também de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho (MT).


Segundo dados apresentados no seminário, em 2023 foram fiscalizadas 43 fazendas em Minas Gerais e em 24 delas foi constatado o trabalho escravo. Destas 24, 15 eram localizadas no Sul de Minas. Municípios como Carmo do Rio Claro e Campestre são alguns dos que encabeçam a lista.


A Presidenta do Sindserv, Greice Keli Alves, colocou o Sindicato à disposição dos companheiros para ser um aliado na luta por condições dignas de trabalho. “Gostaria de parabenizar a iniciativa dos companheiros de realizar esse seminário. É de suma importância que os Sindicatos e Movimentos Sociais se unam e solidarizem uns com os outros e nós do Sindserv queremos ser um ponto de apoio. Este assunto é muito importante e eu gostaria de deixar o nosso Sindicato de portas abertas para ser um aliado de vocês nessa luta. Nós possuímos um Sindicato com uma boa estrutura física, então o que os companheiros precisarem podem contar conosco”, finalizou.